Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)
Ao longo de novembro, a temática sobre o negro na sociedade brasileira dará o tom de uma série de eventos na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em uma iniciativa inédita, que reúne diferentes movimentos, a instituição promove o Mês da Consciência Negra.
Estudantes da UFN ensinam Libras gaúcha nas redes sociais
A abertura ocorreu na noite de segunda-feira, no Centro de Convenções, no campus de Camobi. Houve uma homenagem à professora Maria Rita Py Dutra, por seu papel na luta pelos direitos dos povos afro-brasileiros. Em seguida, subiu ao palco a cantora Deborah Rosa. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom apresentou o texto do projeto de lei do Executivo que oficializa novembro como mês da consciência negra em Santa Maria.
- (A lei) É um respaldo que o movimento sempre quis - afirma Sérgio Marques, um dos organizadores da programação.
Todas as atividades previstas até 1º de dezembro são de graça e abertas ao público. Amanhã, haverá uma roda de conversa sobre religiões afro-brasileiras. Na sexta e no sábado, ocorre o 1º Seminário Sobre a Temática Étnico Racial da UFSM.
Prazo para adaptação das cantinas escolares ao lanche saudável acabou
Ao longo do mês, estarão em discussão temas como a trajetória dos negros na UFSM, na política e na educação. No dia 14, será lançada uma campanha pela preservação de jornais da imprensa negra da cidade.
Dia 28, o assunto em debate será sobre o reflexo do racismo institucional na universidade, tema que vem sendo acompanhado desde 2017 pelo movimento negro local devido a cinco casos de injúria racial registrados na UFSM e na Universidade Franciscana (UFN). No dia 20, ocorre a Marcha dos Movimentos Negros, na Praça Saldanha Marinho.
PROGRAMAÇÃO
Confira os eventos previstos para esta semana no Mês da Consciência Negra da UFSM. As ações são de graça e abertas ao público. Informações pelos fones (55) 3220-8366 e 3220-8219:
Amanhã
- O quê - Roda de Conversa Sobre Religiões Afro-Brasileiras, e Cultura Periférica
- Onde - Hall da Biblioteca Central da UFSM, às 16h30min
Sexta e sábado
- O quê - 1º Seminário Sobre a Temática Étnico Racial
- Onde - Auditório do CCSH (2º andar do prédio 74 do campus), manhã e tarde